Objetivo é “avistar a cidade por todos os ângulos”

9 de agosto de 2022

Além da orientação técnica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Prefeitura conta também com empresa especializada para modernizar a gestão territorial dentro do Programa Mapa Itabira 360º. O primeiro passo foi registrar as fachadas dos imóveis e ocupação urbana e rural, com fotografias terrestres e aéreas. A etapa foi executada em 2021, sob coordenação de equipes técnicas das secretarias de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e da Fazenda.

A partir do que as fotos registraram, a Prefeitura vai checar dados para atualizar o Cadastro de Imóveis. “Vamos confirmar as informações ouvindo os moradores, mesmo a lei dizendo que é obrigação do dono do imóvel informar sobre alterações. Parte dos proprietários será visitada por cadastradores credenciados. Outros serão notificados”, esclarece a auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, Rosângela Pereira.

Ao final do trabalho, o Mapa Itabira 360º vai criar também um Geoportal com informações da ocupação urbana e rural da cidade. O acesso será gratuito, permitindo ao cidadão, por exemplo, emitir documentos online. “Um grande ganho será redução de prazo para aprovação de projetos na Prefeitura”, afirma a superintendente de Geoprocessamento, Gilza Alvarenga.

“É Mapa Itabira 360º porque vamos avistar a cidade por todos os ângulos, ganhando diferentes e modernas ferramentas de gestão. Vamos, por exemplo, saber onde estão os pontos de ônibus, dados da saúde, educação e vários outros num cadastro unificado. É a tecnologia melhorando os fluxos internos e ajudando a definir as políticas públicas para a cidade sustentável que queremos”, afirma o prefeito Marco Antônio Lage.

Compartilhe nas suas redes sociais!